Solução foi personalizada para a companhia e batizada de Drops. Informações do dia a dia da empresa e anúncios corporativos promovem engajamento de 100% dos profissionais dentro da plataforma, agilizando a comunicação corporativa
Fundada há quase cem anos por imigrantes alemães, a Duas Rodas é uma multinacional brasileira produtora de aromas, essências, extratos botânicos e outros ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas. Está presente em mais de 70 países, com fábricas em Jaraguá do Sul, onde fica sua sede, além de Sergipe, São Paulo, Chile, Colômbia, México, um centro de inovação na Alemanha e escritórios de negócios na China e nos EUA.
Com sua estrutura espalhada por tantas regiões e um time de cerca de 1700 profissionais, a empresa buscava uma solução que pudesse facilitar as demandas de RH e unificar a comunicação com os colaboradores. Para isso, adotou a plataforma da Joinin, empresa especializada em soluções para o setor, com uma plataforma que engloba mais de 100 funcionalidades que automatizam e centralizam os processos de gestão de pessoas e comunicação corporativa.
Janaina de Oliveira Dalcastagne, analista de Comunicação Interna e Endomarketing da Duas Rodas, destaca que a transformação digital e o cenário da pandemia fortaleceram a necessidade de acelerar a digitalização da área. “Até então utilizávamos e-mail e murais físicos, que não atingiam todas as pessoas. Por isso, optamos por instalar a nossa rede social, que hoje atinge 100% dos nossos colaboradores. Escolhemos a plataforma da Joinin pela proximidade com a empresa e também pelo alinhamento de cultura das empresas. Com essa parceria, estruturamos nossa rede social e a Joinin sempre ouviu nossas sugestões”, diz.
Para o lançamento da plataforma, a empresa elegeu colaboradores influenciadores, realizou um evento especial de lançamento e conseguiu engajar toda a equipe. “Um dos diferenciais da plataforma da Joinin é que ela é personalizável e pudemos escolher a cor da plataforma, que foi o roxo, e o nome que se tornou a Drops. Inicialmente havia o receio quanto ao engajamento e ao volume de publicações e hoje temos até um calendário de conteúdos. Hoje a plataforma proporciona a inscrição em eventos internos, a disponibilização e avaliação do cardápio do nosso restaurante, sorteios e diversas outras informações”, explica.
De acordo com Janaina, o time operacional, que atua dentro das fábricas, é um dos mais engajados, devido à facilidade e usabilidade da plataforma. “Hoje, além das redes sociais, também usamos funcionalidades como folha de pagamento, calendário, espelho de ponto, assinatura de férias, entre outros. No Brasil, essas funcionalidades foram liberadas gradativamente para nossas fábricas e nas unidades fora do país a rede social corporativa é a principal funcionalidade usada”, completa.
Rogério Wierthon Jr, CEO da Joinin, destaca a importância da parceria com a Duas Rodas para promover uma comunicação corporativa mais ágil e eficiente. “Nosso objetivo é transformar a forma como as empresas, especialmente multinacionais com diversas unidades, se conectam com seus colaboradores, oferecendo uma plataforma flexível e intuitiva. Ver a Drops se tornar um canal essencial para a comunicação interna da Duas Rodas reforça o impacto positivo que a tecnologia pode ter no dia a dia das organizações. Acreditamos que essa colaboração continuará gerando ainda mais inovação e engajamento para a equipe”, conclui.